sábado, 27 de Abril de 2024  06:44
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Creme de Legumes com Natas

Creme de Legumes com Natas

Descascar o alho e as cebolas. Cortar as cebolas em cubos e picar o alho. Descascar as batatas e cortar em cubos. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
27-01-2006

Distritos estão em Alerta Amarelo


Frio: Termómetros descem até aos seis graus negativos em Portugal

As temperaturas vão descer hoje de forma acentuada nos distritos de Braga, Vila Real, Guarda e Castelo Branco, que estão em alerta amarelo, com os termómetros a chegarem aos seis graus negativos, indicou o I nstituto de Meteorologia (IM).

Segundo as previsões do IM, os quatro distritos estão em alerta amarelo (o terceiro mais grave numa escala de cinco), o que significa que as temperaturas mínimas vão oscilar hoje entre o um grau negativo e os três graus negativos em Braga, Vila Real e Bragança, entre os dois e os seis negativos no distrito da Guarda e entre 1 e -1 graus em Castelo Branco.

A escala de cores inicia no vermelho em termos de gravidade, seguido do laranja, amarelo, verde e cinzento.

De acordo com o IM, o estado do tempo em Portugal continental e na Madeira "está ser influenciado por uma depressão, centrada a oeste de Sagres, com um sistema frontal associado, em deslocamento para leste em direcção ao Mediterrâneo".

Assim, durante os próximos dias prevê-se que esta "massa de ar" influencie o estado do tempo no continente, baixando as temperaturas e trazendo chuva, revelou ainda à Lusa fonte do IM.

Além destas previsões, o IM indica ainda que o distrito de Faro está em alerta amarelo devido à agitação marítima, prevendo-se que a ondulação atinja e ntre dois a três metros.

O aviso de agitação marítima no Algarve é devido a ventos fortes na região de Gibraltar e deverá terminar durante a madrugada de sexta-feira, segundo o Instituto.

Na Madeira a situação é pior, com alerta laranja, o segundo mais grave.

O estado do mar na Madeira "deve-se à intensidade dos ventos à superfície no Atlântico Norte, adjacente à Península Ibérica", que originam "a agitação marítima que se propaga até àquele arquipélago", disse.

As previsões para a Madeira são de ondulação forte, com vagas de noroeste com cinco metros, aumentando para seis metros, vento de noroeste que soprará a 70 quilómetros por hora, podendo ter rajadas de 120 quilómetros horários, agua ceiros por vezes fortes, em especial nas vertentes norte, e condições favoráveis à ocorrência de trovoadas.

Segundo o IM, além dos quatros distritos em alerta amarelo, sexta-feira os termómetros vão variar entre os seis e os 13 graus na cidade de Lisboa, os três e os 11 na do Porto e entre os três e os nove em Portalegre.

Mas nestas cidades os termómetros ainda vão baixar mais, com as temperaturas a ficarem entre os quatro e dez graus em Lisboa, com previsão de aguaceiros fracos, entre um e nove graus no Porto e entre um grau negativo e cinco positi vos em Portalegre.

Para suportar os períodos de frio mais acentuado, o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC) recomenda no seu site na Internet o uso de roupa quente e calçado adequado e o devido isolamento das frestas de janelas e portas.

Os residentes de locais sujeitos a ficarem isolados pela neve são objecto de recomendações especiais, sendo aconselhado que tenham consigo um estojo de emergência com um rádio e lanterna a pilhas, agasalhos, material de primeiros socorros e medicamentos essenciais.

Ter em casa uma reserva de água potável e de alimentos ricos em caloria s (chocolates e frutos secos), bem como uma botija de gás suplente é outra das sugestões do SNBPC, que aconselha a permanência em espaços quentes e a redução do esforço físico.

Em relação às habitações com lareira, a Protecção Civil alerta para o facto de a combustão de lenha poder originar a produção de monóxido de carbono, q ue causa intoxicações mortais.

O SNBPC assinala ainda que idosos, crianças e pessoas com dificuldades de locomoção não devem sair de casa, e recomenda o recurso a transportes público s em detrimento do automóvel.

Caso necessite mesmo da viatura particular, o automobilista deve ter o cuidado de colocar líquido anticongelante no radiador, viajar preferencialmente de dia e a uma velocidade reduzida, informa ainda a Protecção Civil.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®